Boqueirão Sul. O lado sossegado da Ilha Comprida-SP


Texto: Luciana Campinhos
Fotos: Evertton Momberg

Eu conto nos dedos as pessoas que não gostam de praia. Quase todos os meus conhecidos e meus amigos amam o imenso a azul, o sol e a areia, principalmente na estação mais quente do ano.

Os turistas de São Paulo, capital, e de muitas outras partes do Estado e do país descem ao litoral nessa época em busca de lazer e tranquilidade. Um dos lugares em que é possível ter os dois desejos atendidos é o Boqueirão Sul. Como o próprio nome diz, fica no lado direito da Ilha Comprida-SP que está localizada entre a Ilha do Cardoso e a Estação Ecológica Juréia.

Hospedagem

Para ir ao Boqueirão Sul é preciso pegar uma balsa em Cananéia. O trajeto é de quatro quilômetros e a vista é linda. Numa dessas idas e vindas foi possível ver golfinhos e tartarugas. Depois de atracar, seguimos com o carro por uma estrada reta margeando a Mata Atlântica até chegar a agradável opção de descanso de um casal amigo nosso.

Assim que Ricardo Almeida e Ariane Apolinário assumiram a direção da Pousada e Camping Namastê, em 2011, o lugar ficou uma graça! O chão de areia branca e grama dá boas vindas e leva à recepção aconchegante. Fotos e pinturas ocupam grande parte das paredes. O salão de cimento vermelho com tapetes e sofás é um convite à paz interior.

Logo em frente estão montadas as 24 suítes divididas em prédios coloridos. As acomodações preservam o jeito receptivo e simples caiçara. Camas de casal e beliche, armário, ventilador e banheiro fornecem o conforto necessário. Caso o hóspede prefira montar barraca, a área de camping é perfeita. Espaço entre as árvores há de sobra. O chuveiro ao ar livre e a cozinha comunitária completam o clima rústico. Isso sem falar nas artes espalhadas por toda parte. “Cada enfeite foi comprado ou foi presente feito por amigos. A intenção é criar um cenário diferente e tirar os turistas do convencional”, diz Ricardo.

Ser diferente é a intenção dos proprietários. “Sempre tem algo artístico aqui. Já fizemos aula de ioga para adultos e crianças, roda de música, fogueira e até cinema ao ar livre”, completa o dono. Em 2015 já estão sendo programadas diversas atividades como a convenção de circo e o evento de teatro. Então, sejam bem-vindos! 

Namastê Pousada e Camping
Telefone: (13) 98168-8868

Alimentação

A praia do Boqueirão Sul é uma delícia. O mar é tranquilo, com ondas pequenas e água limpa. E entre um mergulho e outro dá para tomar uma bebida e comer uns petiscos. O melhor é que não precisa tirar os pés da areia pra isso. 

É ali mesmo, pertinho do mar, que a estátua de Raul Seixas avisa que chegamos ao ponto esperado. No Quiosque do Rock a música rola solta e as mesas foram posicionadas em tendas de madeira e palha de coqueiro. 

Quem deixou o bar e restaurante com essa cara tropical foi a família Villar, que veio da zona leste de São Paulo. O casal Tunay e Cidinha e os três filhos Álvaro, Arthur e Armando, administram o negócio. “Chegamos ao Vale do Ribeira, região da Ilha, há mais de vinte anos e em 2010 tivemos a oportunidade de trabalhar aqui. Nós compramos o ponto e mudamos tudo”, se orgulha Álvaro.

O Quiosque do Rock funciona o ano inteiro. Em alta temporada atende turistas de várias partes do mundo e nas outras épocas do ano é alugado para eventos como festas e casamentos. 

Se você estiver procurando se alimentar sem sair da praia é uma opção e tanto. Além de porções, há também o prato feito que serve muito bem um adulto ou duas crianças. Arroz, feijão, legumes e batata frita acompanham carne bovina, frango ou peixe empanado. 

Agora você já sabe onde ir quando quiser ser bem servido!




























Postagem mais recente