A BUSCA PELA PAZ INTERIOR .:.



YÔGA. Uma palavra pequena que em sânscrito significa unir. É o equilíbrio entre o corpo e a mente. Assim acreditam os yogis, praticantes dessa arte milenar que juntam uma série de exercícios físicos, respiração e meditação.

Os ásanas são as posições que desenvolvem uma musculatura flexível, ossos e tendões resistentes, além de massagear órgãos e trazer o equilíbrio das funções de diversas glândulas internas.  De acordo com os praticantes, quando você consegue gerenciar o controle corporal, você se libera da chamada 'dualidade dos opostos', como o calor e o frio, a fome e a gula, alegria e a tristeza, assim por diante.

Junto com os movimentos físicos, os yogis também fazem uma ginástica de respiração conhecida como pranayama, o controle da energia vital.

Existem diversos ramos do Yôga. Hatha, Tantra, Karma, Purna e Swásthya são alguns deles.


Swásthya Yoga

Este é o nome da sistematização do Yôga Antigo, Pré-Clássico, considerado o Yôga mais completo do mundo.


As características principais do Swásthya Yôga são:

1. sua prática extremamente completa, integrada por oito modalidades de técnicas;

2. a codificação das regras gerais;

3. resgate do conceito arcaico de sequências encadeadas sem repetição;

4. direcionamento a pessoas especiais, que nasceram para o Swásthya Yôga;

5. valorização do sentimento gregário;

6. seriedade superlativa;

7. alegria sincera;

8. lealdade inquebrantável.

O método, estudado a fundo pelo Mestre De Rose, pode ser praticado em Itapetininga.


Em Itapetininga


O NADI, Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Integral, é o lugar perfeito para quem deseja se conhecer melhor. Oferece as condições para que as pessoas cresçam e se desenvolvam de uma maneira integral (física, emocional, mental, social, espiritual e energética).

O centro foi fundado pelo psicólogo Venício Loenert Neto, que começou a praticar Swásthya Yoga em 1997, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

Em 2001 ele abriu a primeira escola de yôga, em São Carlos - São Paulo.


Após se mudar para Itapetininga, cidade da família dele, Venício seguiu uma intuição. “Eu senti que deveria plantar sementes. Difundir uma técnica que me faz tão bem”. E foi assim qe surgiu o NADI (o nome NADI é também uma palavra em sânscrito que denomina canal de energia).


O NADI, no Centro de Itapetininga, tem uma sala especial de yôga para os alunos, além de aulas de pilates, terapia floral, massoterapia e de psicoterapia.


“O yôga e a psicologia têm muito em comum. Desenvolvem comportamento, esclarecem a mente, purificam emoções, ajudam a ter a sensação de realização e paz.”

Gostou? Então siga a sua intuição e continue em direção à paz interior.

Endereço: Rua Venâncio Ayres, 415. Centro.
Telefone: (15) 3272-8090
www.nadi.com.br
Postagem mais recente